Tudo bom pessoas lindas?
Há pouco mais de um ano descoloro o cabelo. Fui passando por diversos tons de loiro até chegar no atual, que eu chamo de loiro claro claríssimo, (mas não sei se tem um nome específico hahaha). Vocês bem sabem que cabelo descolorido dá trabalho; eu diria que BOTA TRABALHO NISSO!
No meu primeiro post por aqui eu falei algumas características do cabelo crespo. Dentre elas estava a fragilidade. Sim, o fio crespo é bem fino e provavelmente mais frágil do que a maioria. Agora imagina um fio finíssimo sem a sua camada melânica? Sim, haja trabalho para deixar bonito.
A primeira diferença que percebi foi na textura. O cabelo “embola” com uma facilidade IMENSA! Enquanto com o cabelo escuro eu escovava uma vez a cada dez dias (os outros dias sempre desembaracei com os dedos); hoje eu faço isso uma vez por semana religiosamente.
Me perguntam sobre os cachinhos, se com a descoloração eles somem. Serei muito sincera em dizer que o cabelo dá uma esticada sim! Por isso acho interessante fazer com um profissional de confiança, que deixe o descolorante agir o tempo exato no seu cabelo para não perder os cachos. Ficando poucos minutos a mais, corre sim o risco do cabelo cacheado virar ondulado.
Aumentei o número de hidratações e nutrições (reconstrução continua 1x ao mês). Isso porque o cabelo perdeu massa, se ele perde massa não apresenta o mesmo aspecto de antes. É necessário suprir o fio com as necessidades básicas e ficar sempre de olho na forma que seu cabelo reage. Eu aprendi, com o tempo, a olhar no espelho e entender como o meu cabelo funciona, o que ele gosta e o que ele não gosta. Não existe uma fórmula para TODOS os crespos, mas quanto mais atenção, mais você entende o que faz seu cabelo “feliz”.
Diminuir o uso de sulfato é algo maravilhoso! Sulfato é um detergente forte que limpa os nossos fios. Porém, usar frequentemente sulfato em um cabelo crespo não é legal. O comprimento é seco e se colocamos detergente agressivo direto o cabelo fica mais seco ainda! Eu alterno, lavo com shampoo sem sulfato, faço co wash e uma vez por mês coloco sulfato no cabelo. Assim eu não tiro o óleo natural que o meu crespo pouco tem e o mantenho com um aspecto saudável.
Por fim, gosto muito de usar óleos e manteigas. Procuro cremes que contenham estes itens em sua composição porque o meu cabelo sente, reage completamente diferente e a textura logo muda. São cremes que normalmente não dariam certo para cabelos ondulados e cacheados, pesariam nos fios. Porém, o crespo aceita muito bem o que não tem em excesso: óleo.
Dá trabalho? Sim! Dá um trabalho imenso. Mas quando você escuta que o seu cabelo está bonito e bem cuidado, quando você olha no espelho e fica feliz, esquece toda a trabalheira que ele dá. (Tá, pelo menos a gente tenta esquecer! hahahhaha).
É só ter cuidado que o cabelo crespo descolorido fica lindo! Aí você se joga nas cores!
Beijos
Mah
Paulistana de 28 anos completamente apaixonada pela família. Formada em marketing mas escolheu trabalhar com beleza, que é o que lhe encanta. Fala feito louca, ri descontroladamente e quer apenas ajudar as mulheres a se sentirem lindas.
Paulistana de 28 anos completamente apaixonada pela família. Formada em marketing mas escolheu trabalhar com beleza, que é o que lhe encanta. Fala feito louca, ri descontroladamente e quer apenas ajudar as mulheres a se sentirem lindas.