Seguimos em clima de verão, e apesar de muita chuva, o verão brasileiro tem dias muito mais longos, e com muito sol, aonde as temperaturas podem facilmente chegar a mais de 40C em algumas cidades do Brasil. Existem milhares de mitos e verdades sobre a influencia do sol na nossa saúde, sobre os benefícios e os riscos, mas afinal de contas, o que é verdade? Hoje vim desvendar algumas dessas historias para vocês poderem aproveitar ainda mais o verão, tomando os cuidados necessários.
VERDADE! Os raios solares abrem as cutículas do nosso cabelo, e removem os pigmentos da coloração, algumas cores como cabelos coloridos (azul, rosa, verde, etc) e tons de vermelho e ruivo sofrem ainda mais com isso, já que esses pigmentos já são soltos no fio, então com a exposição acabam saindo em algumas vezes até completamente, se não usado a proteção correta aos fios.
Além disso, qualquer cabelo quando é exposto ao sol sem proteção corre o risco de ficar ressecado, porque os raios solares abrindo essas cutículas do fio, removem a água e os nutrientes essenciais para o brilho e a saúde do cabelo.
MITO. Esse mito é muito comumente dito por ai, principalmente pelo famoso “cabelo de surfista” que geralmente é um cabelo loiro mel na raiz com as pontas bem claras, quase que com aparência de platinadas, e comumente mais lisas/queimadas.
Algumas pessoas, e até os próprios surfistas acabam assimilando isso somente as longas horas de exposição direta ao sol, mas esse efeito é causado pela parafina usada na prancha de surf, que em contato com o cabelo e sol (devido a eles sempre estarem tocando o cabelo, e as vezes até passarem parafina nos fios) acaba criando esse efeito de descoloração e de alisamento, mas esse processo é extremamente agressivo aos fios, deixando mais fracos, porosos e quebradiços, o ideal é sempre passar muita proteção solar nos fios antes desse tipo de exposição, além de tentar proteger os fios da parafina.
Existem alguns supostos processos também de clareamento natural dos fios, utilizando a exposição ao sol e misturas caseiras, mas a verdade é que sem nenhum tipo de clareador misturado na composição dessas receitas o cabelo não clareia, e lembrando também que essas misturas caseiras, principalmente quando envolvemos o sol podem ser muito perigosas e causarem até mesmo queimaduras queimaduras de terceiro grau. Então cuidado com essas misturinhas caseiras, e sempre optem por produtos que foram produzidos e testados pra tal função.
VERDADE! Essa tá fácil né? Já que nas duas perguntas a cima a resposta acabou sendo que a proteção solar é importante para proteger os fios dessas situações. Independente da sua idade, do seu tipo de fio, tamanho do seu cabelo ou da cor do cabelo a proteção solar é muito importante para a integridade do seu fio, uma dica é quando for passar um longo período exposto ao sol leve o protetor com você e retoque durante todo o dia, nada de passar só uma vez e deixar pra lá o resto do dia viu?
Além disso esses produtos vão tratar seu fio deixando seu cabelo ainda mais lindo para curtir o verão. Minha dica de produto é com certeza o finalizador umectante de coco, que além de proteção solar me ajuda a deixar os fios com muito mais brilho e macios, perfeitos pós um dia de psicina ou praia.
Clica aqui para conhecer mais sobre o nosso finalizador umectante de coco com proteção solar.
VERDADE! Na escola eu ouvia as professoras sempre falarem que as pessoas em alguns países da Europa costumam ser mais deprimidas devido ao pouco contato com o sol, depois de ter contato com essas pessoas, e também estudando as vitaminas na faculdade vi que é verdade, e porque isso acontece.
A vitamina D, que é conhecida pelos profissionais da saúde mental como vitamina do humor está associada diretamente ao sol, já que ele é a sua maior fonte, a sua deficiência causa cansaso, pode agravar casos de depressão, e ansiedade. Podemos sim encontrar vitamina D nos alimentos, mas as quantidades são tão poucas que precisaríamos comer kilos por dia de frutas para conseguirmos o necessário para não faltar.
É extremamente comum encontrarmos pessoas com deficiências de vitamina D, mesmo aqui no Brasil, nosso pais tropical que tem sol de janeiro a dezembro, mas para conseguirmos aproveitar esse sol é necessário tomar pelo menos meia hora do sol da manha, ou do fim da tarde, e como acabamos ficando sempre fechados em casa ou no trabalho não temos esse contato direto.
Na Europa durante o verão para aproveitar o sol, e conseguir um pouco de vitamina D, as pessoas costumam se deitar de biquini e sunga em parques, praças, sacadas e até mesmo em esquinas da cidade, juro! Então bora aproveitar esse solzão que só o Brasil pelo menos 30 minutinhos por dia viu?
MITO. Ao contrario do que a gente pensa, a insolação também pode ser causada pelo calor excessivo e baixas umidades, não necessariamente apenas pela exposição longa e direta ao sol. Então tenha bastante cuidado, beba bastante agua e não deixe de hidratar e proteger sua pele durante o verão com responsabilidade a sua saúde.
Se quiser ler mais sobre o que eu escrevo aqui é só clicar aqui.
Samar Assal, mas pode ser só Sah, goiana, filha de libanes, nutricionista. Ama gatinhos, viagens, bolo e cabelo ruivo.
Samar Assal, mas pode ser só Sah, goiana, filha de libanes, nutricionista. Ama gatinhos, viagens, bolo e cabelo ruivo.