A Umectação é um tratamento feito com a ajuda de óleos potentes ou umectantes específicos, que restaura e devolve o brilho ao cabelo extremamente ressecado. Esse tratamento é capaz de recuperar a hidratação e nutrição dos fios.
Mas você sabe quais são os erros mais comuns na hora de fazer uma umectação?
Vem descobrir!
Diferente de um tratamento nutritivo comum, a umectação requer tempo.
Para que o cabelo absorva bem todas as propriedades do seu umectante, atente-se ao tempo indicado.
Na umectação diurna, por exemplo, é preciso esperar, no mínimo, 30 minutos de ação antes de lavar.
Esse está dentre os erros mais prejudiciais para a saúde do seu cabelo!
É preciso higienizar bem os fios para que se mantenham saudáveis. Não lavar os cabelos corretamente após a umectação pode acumular resíduos e gerar oleosidade em excesso.
A umectação tem como objetivo recuperar as partes do cabelo mais afetadas pelo ressecamento, por isso não precisa aplicar o produto diretamente na raiz. Muito pelo contrário!
A proximidade com o couro cabeludo pode provocar danos à saúde do fio. Aplique o óleo ou umectante somente do meio para as pontas do cabelo.
E não esqueça de proteger os fios, usando uma touca de cetim quando fizer umectação noturna. Esse cuidado vai evitar o atrito entre os cabelos e o tecido do travesseiro, preservando o produto e a hidratação no fio.
Nem todo óleo é indicado para uma umectação. Saber disso é essencial para chegar na melhor performance desse tipo de tratamento.
Alguns óleos têm a capacidade de umectar os cabelos, como o Óleo Sillitan. Eles têm formulação intensiva e ativos pensados para penetrar o fio com a finalidade de restaurar de dentro para fora.
É por isso que um óleo finalizador não seria capaz de entregar os mesmos resultados.
Além dos óleos, existem umectantes em outras texturas que podem te ajudar nesse tratamento, como o Umectante Bifásico da Linha Mel. Você conhece? Ele repõe ao mesmo tempo umidade, massa e nutrientes profundamente, condiciona e repara danos da fibra capilar.
Quantas vezes a umectação tem aparecido no seu cronograma capilar mensal?
O ideal é que pelo menos uma vez ao mês você faça esse tratamento intensivo. Podendo variar de acordo com a necessidade do seu tipo de fio, condições como o uso de química e frequência de uso de ferramentas de calor, por exemplo.
Os fios com maior tendência ao ressecamento, como os crespos e cacheados, devem ter uma rotina capilar com umectações mais constantes, para equilibrar essa necessidade natural.
Depois dessas dicas, suas umectações nunca mais serão as mesmas!
Se inscreva no Canal Bio Extratus no YouTube para ver mais dicas de tratamentos para todos os tipos de cabelo.
Joicy Eleiny, pernambucana nascida no interior e morando na capital. 21 anos, mulher negra, crespa e LGBT compartilhando empoderamento e provocando discussões acerca de suas lutas principalmente através da estética. Estudante de jornalismo, apaixonada por moda, beleza e brega!
Joicy Eleiny, pernambucana nascida no interior e morando na capital. 21 anos, mulher negra, crespa e LGBT compartilhando empoderamento e provocando discussões acerca de suas lutas principalmente através da estética. Estudante de jornalismo, apaixonada por moda, beleza e brega!