Que somos apaixonados por tutano você já sabe, mas você o conhece e sabe de onde vem? Se não vem conhecer um pouco sobre.
O Tutano é um tecido gelatinoso que preenche o interior de vários ossos, que também pode ser chamado de medula óssea. Além disso, ele é o responsável pela produção dos seguintes elementos do sangue: leucócitos, plaquetas e hemácias. No caso do boi ele é encontrado na região das pernas, e preenche as cavidades ósseas, o tutano tem uma textura gelatinosa e gordurosa.
Na alimentação o consumo dele ainda é bem limitado, conhecemos mais o mocotó que é preparado utilizando as patas do boi, mas vale a pena experimentar mais opções por ser um alimento rico em colágeno, vitaminas e minerais.
Nos cosméticos ele já virou um super aliado, pois por ser rico em colágeno na pele por exemplo, ele pode ajudar a suavizar rugas, e aumentar a elasticidade da pele. Além disso o colágeno também tem efeito antioxidante. Nos cabelos ele vai fechar as escamas do fio, deixando mais flexível e mais resistentes a quebras.
Além do colágeno, ele é rico em proteínas, carboidratos e outras propriedades hidratantes que vão auxiliar principalmente no processo de nutrição dos fios, proporcionando maciez, sedosidade e brilho aos fios.
Não! Também podemos encontrar tutano vegetal, que é extraído da seiva do bambu, e é rico em sais minerais, carboidratos e proteínas. O vegetal traz outros ativos hidratantes, restauradores, nutritivos para fibra capilar, dizem os cosmetologistas, que o tutano vegetal pode ser ainda mais eficiente do que o tutano animal para tratamento capilar.
Ficou curiosa para experimentar e conhecer melhor os produtos, e seus benefícios? Clique aqui para conferir nossas matérias sobre.
Samar Assal, mas pode ser só Sah, goiana, filha de libanes, nutricionista. Ama gatinhos, viagens, bolo e cabelo ruivo.
Samar Assal, mas pode ser só Sah, goiana, filha de libanes, nutricionista. Ama gatinhos, viagens, bolo e cabelo ruivo.