Já ouviu falar que o cabelo crespo não cresce ou que não pode ser descolorido? Esses são só alguns dos mitos sobre a curvatura tipo 4.
Vem entender porque você não deve confiar nessas ideias!
Existem diversos fatores que determinam o ciclo do crescimento capilar, mas o tipo do fio não é um deles.
A sua alimentação, particularidades genéticas e até problemas hormonais podem interferir no quanto os fios crescem.
Entretanto, o cabelo crespo tem uma característica natural chamada de fator encolhimento. Graças à curvatura, os fios encolhem e parecem menor do que realmente são, dando a impressão de um crescimento mais lento.
Os fios crespos não têm estrutura reta da raiz até as pontas, por isso a oleosidade natural tem dificuldade de percorrer o caminho.
Sendo assim, esse tipo de cabelo precisa de mais nutrições e hidratações. Mas isso não quer dizer que o cabelo crespo esteja sempre ressecado!
Com cuidados adequados para essa curvatura é possível ter um crespo hidratado, bonito, saudável, brilhoso e longe do ressecamento.
Tanto a coloração quanto a descoloração são químicas que deixam a estrutura capilar exposta, por isso é preciso se preparar para recebê-la.
O cabelo crespo, como qualquer outro, precisa de cuidados antes, durante e depois um processo de coloração, para se manter saudável.
O secador é um grande aliado do volumão nos cabelos crespos e pode ser usado com moderação.
Toda ferramenta de calor representa um risco para qualquer estrutura capilar, mas no caso dos crespos o perigo está também na falta de distribuição de óleo pelos fios.
Por isso, lembre de usar um protetor térmico e nutrir os fios com um óleo finalizador. A touca difusora pode te ajudar a manter o calor distribuído a uma distância segura do cabelo.
Se você algum dia acreditou que é impossível recuperar a textura do crespo depois de processos de alisamento é porque não conhece a transição capilar.
A transição é o processo de abandono das químicas alisantes para voltar à textura natural dos cabelos.
Os fios sempre vão crescer em sua textura natural, a partir da raiz, por isso após um tempo em transição capilar, você pode cortar a parte alisada do cabelo e ter de volta a sua curvatura, seja ela qual for.
Gostou das dicas? Então não esquece de acompanhar o nosso canal no Youtube para ver muito mais.
Joicy Eleiny, pernambucana nascida no interior e morando na capital. 21 anos, mulher negra, crespa e LGBT compartilhando empoderamento e provocando discussões acerca de suas lutas principalmente através da estética. Estudante de jornalismo, apaixonada por moda, beleza e brega!
Joicy Eleiny, pernambucana nascida no interior e morando na capital. 21 anos, mulher negra, crespa e LGBT compartilhando empoderamento e provocando discussões acerca de suas lutas principalmente através da estética. Estudante de jornalismo, apaixonada por moda, beleza e brega!