Naturalmente Bonita

Mitos e verdades sobre cabelo branco

O cabelo branco ainda é um tabu para muitas pessoas, mesmo que faça parte natural do nosso processo de envelhecimento, e acabamos não entendendo muito sobre como eles nascem, nem nada sobre isso. Então hoje resolvi esclarecer alguns mitos e verdades sobre cabelo branco. 

Lembrando que o cabelo branco não é um defeito, ou um problema, e faz parte normal e natural do nosso processo de envelhecimento, sei que para algumas pessoas envelhecer é assustador, mas a verdade é que com o passar dos anos a expectativa de vida das pessoas aumentou muito, e ter 30, 40, 50 anos ainda é ser jovem, as pessoas tem vivido 90 anos ou mais, e antes aos 50/60 anos as pessoas já não tinham mais condições de trabalhar e fazer atividades básicas da rotina. 

Já se existiu um tempo aonde a expetativa de vida não passava dos 30 anos, e nessa idade as pessoas já não tinham uma saúde boa. Sempre vejo noticias falando sobre como é surreal uma mulher de 40 anos parecer nova, mas na verdade é assim mesmo que uma mulher de 40 se parece. Agora vamos aos fatos: 

Se eu puxar os primeiros fios de cabelo branco vão nascer mais 10? 

 

MENTIRA, a verdade é que arrancando aquele fio de cabelo branco, você só vai estar arrancando um fio de cabelo normal, por hora você vai sentir que ele sumiu, mas ele vai retornar a crescer normalmente, como qualquer fio. Então não existe necessidade de arrancar os fios assim, se ficar sempre arrancando você acabar danificando o seu bulbo capilar e perdendo ele (o que pode justificar você pensar que nunca mais viu aquele fio naquele lugar). 

 

A genética tem culpa nesse processo? 

VERDADE, os cabelos brancos, também chamados de canice, são resultado de um processo natural do organismo, o qual geralmente acontece após os 25 ou 30 anos. É nessa faixa etária em que os melanócitos, células responsáveis pela produção de pigmento no bulbo capilar, começam a perder a capacidade de produzir melanina, a época e a velocidade com que isso vai acontecer pode depender de vários fatores, e um dos principais com certeza é a genética da sua família, mas isso pode depender de outros vários fatores também. 

Estresse e mal alimentação causam ou aumentam o cabelo branco? 

VERDADE, nada no nosso corpo ou saúde consegue ficar por fora dos reflexos da nossa alimentação e saude mental/emocional, e assim como a queda de cabelo (alopecia) pode estar relacionada com estresse, e má alimentação os cabelos brancos também estão nessa. Uma alimentação pobre em vitaminas como A, E, C e principalmente complexo B (nesse caso a principal B6, inclusive já existem estudos que usam a suplementação de vitamina B6 para auxiliar num ”retardo”desse processo, mas como tudo é muito novo ainda não conseguimos afirmar que existe como tratar ou reverter os fios brancos) podem fazer com que esse processo se antecipe para você, ou acelere o processo. 

Nosso corpo funciona como uma maquina, que precisa de um combustível para funcionar, uma alimentação completa em vitaminas e minerais vai fazer com que esse processo de funcionamento ocorra de forma natural e normal, mas quando falta algo, acaba antecipando algo que viria só depois.  

Agora que conversamos um pouco sobre o temido, que na verdade não precisa ser temido assim cabelo branco que tal falarmos sobre o tratamento para esse tipo de fio? A nossa linha de grisalhos recém lançada já é a favorita na minha casa, e se você quiser conhecer um pouco mais sobre essa novidade clica aqui

Samar Assal

Samar Assal, mas pode ser só Sah, goiana, filha de libanes, nutricionista. Ama gatinhos, viagens, bolo e cabelo ruivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *