Eu já me beneficiei do cronograma capilar em algumas situações. Quando pintei meu cabelo de ruivo. Quando fiz luzes. Mas essa última vez foi a que mais deu resultados. Então vou contar! Se quiser saber mais sobre cronograma capilar, o nosso blog tá recheado de informações confira aqui!
Muito recentemente eu fui para o time das loiras. Depois de 2 anos sendo ruiva, fiquei com vontade de mudar novamente. Aproveitei um dia que a raiz já estava bem grande e pedi para ficar loira de vez. Foram muitas horas no salão descolorindo os fios. Saí de lá me achando. Até, 2 dias depois, lavar o cabelo e aprender a lidar com algo que eu até então desconhecia nessa intensidade: o ressecamento.
Por mais cuidado que a gente tenha tido na hora de descolorir, o processo é naturalmente agressivo para os cabelos. Imagina só, você basicamente está abrindo as cutículas dos seus fios e tirando a pigmentação delas. Ressecamento, opacidade e perda de estrutura dos fios são efeitos colaterais esperados de quem descolore o cabelo.
Mas se você já programou fazer uma mudança de cor nos seus cabelos, pode conferir aqui o cronograma pré-coloração que a Luciellen fez quando decidiu ficar ruiva.
Quando eu digo que o cronograma capilar salvou meu loiro, eu não estou de brincadeira. É só mostrar o antes e o depois, no final da 4ª semana. Só para vocês terem uma ideia, minha foto do antes foi tirada no primeiro dia que lavei o cabelo depois de descolorir. Na foto, meu cabelo estava cheio de Óleo Nutritivo, que quase acabou de tanto que usei e o cabelo absorvia. A foto do depois foi tirada na 4º semana de cronograma capilar.
Não é milagre, gente! É Bio Extratus! haha Mais precisamente, o kit Cronograma Capilar combinado com as máscaras Pós-Coloração, Pós-Química e Umectante. E, é claro, muita dedicação para seguir os dias de cronograma e entender como meu cabelo estava reagindo à cada etapa.
Vou dividir com vocês como foram as minhas semanas que, vale avisar, foi um pouco diferente dos cronogramas capilares que você encontra por aí. O cronograma capilar é um processo que pode ser feito por todos os tipos de cabelo, mas cada cabelo tem suas necessidades e eu fui seguindo as minhas. Se você preferir se basear na tabela mais comum, a para cabelos muito danificados é essa:
Mas deixa eu contar a minha:
Comecei com a nutrição justamente para fazer a recuperação dos lipídios e deixar os cabelos mais macios e flexíveis. Dois dias depois fui para a etapa de hidratação, e dois dias depois, terminei a semana com reconstrução.
Aliás, vale lembrar que a reconstrução é uma das etapas mais importantes para as recém loiras. É ela que vai ajudar na reposição de proteínas que fortalecerão os cabelos. A queratina é um dos componentes mais importantes dessa equação para recuperar a massa capilar e deixar os fios mais fortes.
Terminei a semana sentindo uma leve diferença no toque e no brilho, mas a aparência ainda estava ressecada e a estrutura do cabelo, diferente.
Como senti que meu cabelo se deu muito bem com a etapa de hidratação na semana anterior, quis dobrá-la nessa semana. Os fios recuperaram bastante o brilho, a flexibilidade e a maciez.
Porém, pela minha experiência, acho que vale seguir o cronograma capilar original, com duas etapas de nutrição para uma de hidratação.
A minha 3ª semana ficou toda desregulada porque meu cabelo começou a ficar bem oleoso na raiz.
Como disse, passei os primeiros dias da 3ª semana de cronograma capilar sem entender o que tava acontecendo. Parecia que eu tinha perdido a mão. Então, preferi não fazer o cronograma nos 3 primeiros dias, mas nos 4 últimos eu alternei uma etapa de restauração (que para cabelos descoloridos, o ideal é ser feita de 15 em 15 dias mesmo) e uma de nutrição.
As coisas voltaram aos trilhos e eu terminei a 3ª semana com o cabelo já voltando à sua forma, com muito brilho e maciez.
Geralmente o cronograma capilar sugere 3 etapas em cada semana, mas como meu cabelo já estava super recuperado e de volta ao que eu conhecia, eu decidi não repetir uma delas. Fiz uma de nutrição e uma de hidratação e lavei meu cabelo normalmente nesse meio tempo.
Essa foi a forma que mais funcionou para mim. E você? Como faz o cronograma capilar? Já usou o Kit Cronograma Capilar?
Carioca morando em Nova York, mãe do Arthur e blogueira do Futilidades. Fala principalmente de moda, beleza e autoestima, sempre procurando um equilíbrio saudável entre a vida de mãe e de mulher.
Carioca morando em Nova York, mãe do Arthur e blogueira do Futilidades. Fala principalmente de moda, beleza e autoestima, sempre procurando um equilíbrio saudável entre a vida de mãe e de mulher.