Cuidar do couro cabeludo é essencial para evitar o surgimento de problemas como a caspa e outros fungos e bactérias ou até mesmo ajudar no crescimento saudável dos cabelos.
Por isso, hoje você vai descobrir o melhor jeito de cuidar da raiz do seu cabelo!
O cuidado com o tipo de produto que você deixa no couro cabeludo é essencial para a manutenção da saúde capilar. Isso porque produtos acumulados nessa região favorecem o desenvolvimento de fungos, bactérias e a queda dos fios.
A raiz do seu cabelo não absorve qualquer tipo de produto, especialmente os que foram pensados para o comprimento dos fios, como o finalizador. Por isso, usar esses produtos diretamente na raiz representa o acúmulo.
Nas instruções de uso, você vai identificar se o produto deve ou não ser usado diretamente no couro cabeludo.
Naturalmente, algumas toxinas e impurezas se acumulam no couro cabeludo, por isso ele precisa de uma limpeza detox periodicamente.
A esfoliação é o tratamento ideal para livrar o couro cabelo desses excessos e deixá-lo mais saudável. Assim como na nossa pele, a esfoliação do couro cabeludo remove celulas mortas e as toxinas que impedem, por exemplo, o crescimento saudável dos fios.
Isso acontece porque as substâncias acumuladas obstruem os caminhos por onde o fio deveria crescer, atrapalhando o ciclo do crescimento.
Nos cabelos mais oleosos a esfoliação pode ser feita uma vez na semana, para os cabelos com tendência ao ressecamento o recomendado é a cada 15 dias.
Você costuma esfregar o couro cabeludo com as unhas na hora de lavar?
Esse hábito representa sérios riscos à saúde da região, afinal de contas, o couro cabeludo é também é pele e extremamente sensível.
Para evitar machucados, lembre-se de massagear o couro cabeludo com a pontas dos dedos, principalmente no momento de aplicar produtos diretamente, como o shampoo, tônico ou óleo.
Para cuidar do couro cabeludo corretamente é preciso estar atenta à exposição ao sol e também o seu completo oposto.
Principalmente quando você usa penteados que expõem a raiz do cabelo com divisões, como as tranças, é preciso usar acessórios como lenços ou chapéus que protejam essa pele da ação direta do sol.
Por outro lado, manter a raiz úmida e abafada é tão prejudicial quanto. É assim que se alimentam os fungos e bactéricas como a caspa e o mofo, da umidade retida.
O couro cabeludo completamente vulnerável a fungos e bactéricas fica fragilizado, ao ponto de apresentar danos como a queda massiva dos fios.
Então não esqueça de secar bem a raiz do cabelo antes de usar bonés e acessórios que abafam a região, ou até mesmo antes de dormir.
E aí, gostou desse conteúdo? Então aproveita para compartilhar com uma amiga que também merece saber dessas dicas para cuidar do couro cabeludo corretamente!
Joicy Eleiny, pernambucana nascida no interior e morando na capital. 21 anos, mulher negra, crespa e LGBT compartilhando empoderamento e provocando discussões acerca de suas lutas principalmente através da estética. Estudante de jornalismo, apaixonada por moda, beleza e brega!
Joicy Eleiny, pernambucana nascida no interior e morando na capital. 21 anos, mulher negra, crespa e LGBT compartilhando empoderamento e provocando discussões acerca de suas lutas principalmente através da estética. Estudante de jornalismo, apaixonada por moda, beleza e brega!