Se tem uma coisa que mexe com nossa autoestima e incomoda profundamente é a quebra dos fios, porque além do medo de que o cabelo se quebre todo (e sim, isso pode acontecer), a textura e aparência do cabelo quebradiço dá uma tristeza danada.
Já passei por isso algumas vezes, e ver os fios partindo, finos, embaraçados, embolados, ásperos, sem brilho e frágeis me agoniava demais.
Mas, acabar com a quebra é fácil, a gente só precisa saber o que está fazendo o cabelo quebrar.
O cabelo quebradiço pode ter várias causas, sejam elas físicas, químicas ou mecânicas.
Aqui vale lembrar que a alimentação também pode influenciar na quebra capilar. Uma alimentação pobre em nutrientes, como proteínas, vitaminas e minerais podem deixar o cabelo mais fraco, o que contribui para a queda.
A gente não pode esquecer que as proteínas representam mais de 90% da composição da fibra capilar, e se não consumimos proteína em quantidade adequada o cabelo fica fraco, quebradiço e seco.
Falando em cabelo seco, vamos para o básico do básico: a hidratação do cabelo, que também está relacionada à quebra, começa de dentro para fora, então é essencial manter o consumo de água em níveis ideais para, também, melhorar o teor de umidade dos fios.
Mas, em regra, a quebra capilar está muito relacionada com a falta de hidratação, a falta de reconstrução, o excesso de reconstrução, o uso de hidratação pura e simples logo após a coloração ou descoloração, a fragilidade causada por químicas capilares, e o uso excessivo e sem proteção de secador, chapinha e babyliss, por exemplo.
Pra começo de conversa, conhecendo a causa da quebra e, até onde for possível, evitar as causas e tratá-las, o que é fácil, vai por mim!
Se o cabelo não está hidratado, ele fica ressecado, áspero e sem “flexibilidade”, duro e teso, o que causa quebra capilar.
Aqui é preciso hidratar e nutrir, porque é a nutrição que ajuda a reter a hidratação.
Se você não reconstrói os fios, ou o faz de forma insuficiente, sobretudo após químicas capilares eles ficam cada vez mais frágeis, muitas vezes extremamente elásticos e quebradiços.
É essencial, nesses casos, apostar em produtos com aminoácidos e/ou proteínas, numa rotina constante, sem esquecer de nutrir.
Pois é, a diferença entre remédio e veneno é a dose!
A falta de reconstrução causa queda capilar, mas o uso excessivo de reconstrução também deixa o cabelo quebradiço.
Caso esteja usando muita reconstrução e esteja com os fios rígidos, dê uma pausa e se jogue na nutrição para amolecer a fibra capilar, o que melhora a quebra.
Após a coloração e a descoloração, nas 3 semanas seguintes, devemos usar produtos predominantemente reconstrutores e nutritivos para evitar que os fios saturem de água e que ocorra dissociação de metais, levando a quebra.
Além de evitar as coisas que a gente sabe que causam quebra e identificar a causa, é essencial investir em uma rotina de tratamentos que fortaleça e devolva o cabelo o que ele precisa.
Aqui, a Linha Botica Algas salva, literalmente!
Os produtos da linha são um tratamento de força e resistência para cabelos com quebra. Eles fortalecem os fios, tornando-os mais resistentes e flexíveis.
É uma linha bastante equilibrada, com ativos como oliva, bambu, algas, pró vitamina B5, manteiga de karité e óleo de palma.
O Bambu é fonte rica de ativos extremamente importantes para tratar a quebra, sobretudo aminoácidos, que reconstroem e fortalecem os fios. Também melhora muito a textura e ajuda a restaurar o cabelo.
A Oliva age oferecendo hidratação e nutrição profundas, além de proteção para os fios.
As Algas aumentam a resistência do cabelo, além de ativar a microcirculação local, o que é muito benéfico também para o couro cabeludo.
A pró vitamina B5, nosso amado pantenol, retém umidade, evita que as pontas se partam, dá emoliência e ajuda na reparação dos danos.
A Manteiga de Karité é excepcional para tratar a flexibilidade do cabelo quebradiço, ressecado, opaco e poroso.Revitaliza,amacia, doa brilho, melhora a retenção da umidade e nutre em profundidade.
Rica em ácido cinâmico, um filtro solar natural, a manteiga de karité age também protegendo os fios dos raios solares e também da ação das ferramentas térmicas.
Ou seja, é uma linha que atua em vários níveis combatendo as causas da quebra!
Ela conta com 4 produtos: Shampoo, Máscara, Condicionador e Finalizador.
O Shampoo Algas Marinhas e Oliva promove uma limpeza revitalizante, que limpa de forma delicada, sem agredir, enquanto fortalece o bulbo capilar. Seu pH é de 5.5.
A Máscara, que deve ser usada após o shampoo e conta com pH 4.0, é um tratamento fortalecedor que age aumentando a resistência dos fios, nutrindo e hidratando de forma equilibrada e potente.
O Condicionador tem ação revitalizante, pH 3.5 e uma fórmula bem concentrada que proporciona maciez, condicionamento profundo, nutrição e desembaraço dos fios.
Por fim, o Finalizador, que possui proteção antiquebra, ação antifrizz, fortalecedora e protetora contra os efeitos dos raios solares, vento, poluição e ferramentas térmicas (chapinha, secador, etc).
Trata-se de uma linha bem poderosa para cabelos quebradiços, que pode também ser associada, em casos de extrema fragilidade e muita elasticidade, com a Queratina Líquida Bio Extratus.
Experimenta aí e me conta depois!
Beijos, Jú Lopez
A Jú é leonina com ascendente em Aquário, baiana, espontânea, envergonhada, faladeira, curiosa, advogada sem um pingo de vocação e apaixonada por bichos (foi “adotada” por 7!). Tem TDAH, é viciada em café, astrologia, cristais e reiki, ama produtos de cabelo, penduricalhos, dourado (é o tal do encosto de chacrete rs), História, Filosofia, cheiro de lavanda, capim-limão e alecrim. Não vive sem livros, cheiros, viagens e boas risadas, tem paixão por Jorge – o Amado- , Chico, Dickens, Vinícius e Bethânia, e é metódica até o último fio de cabelo.
A Jú é leonina com ascendente em Aquário, baiana, espontânea, envergonhada, faladeira, curiosa, advogada sem um pingo de vocação e apaixonada por bichos (foi “adotada” por 7!). Tem TDAH, é viciada em café, astrologia, cristais e reiki, ama produtos de cabelo, penduricalhos, dourado (é o tal do encosto de chacrete rs), História, Filosofia, cheiro de lavanda, capim-limão e alecrim. Não vive sem livros, cheiros, viagens e boas risadas, tem paixão por Jorge – o Amado- , Chico, Dickens, Vinícius e Bethânia, e é metódica até o último fio de cabelo.