É uma planta muito cultivada no continente americano, possui flores amarelas e folhas verdes macias e peludas (justamente por isso o nome arnica, que significa pele de cordeiro.). Ela é rica em polifenóis e substâncias anti-inflamatórias, e também existem diversos estudos que comprovam seu auxilio na melhora da cicatrização. No Brasil existem mais de 60 especies catalogadas, encontrada principalmente entre os estados de Minas Gerais e Goiás.
Por possuir um efeito antiflamatorio que combinado com um efeito analgésico, é popularmente utilizada como pomada para tratar lesos musculares ou inchaços, e contribui para melhora de contusões musculares.
Uma função não tão popular da arnica, mas muito importante é que ela pode ser utilizada como um inseticida natural, sendo uma opção sustentável para o agronegócio. Nela é possivel encontrar substâncias chamadas monoterpenóides, são efetivas no combate de insetos, como os besouros castanhos que atacam plantações de sojas.
No mercado da beleza existem varias maneiras de se utilizar arnica para auxiliar tratamentos, acredita-se que suas propriedades antioxidantes auxiliam na força dos fios, reduzindo queda, e também auxiliando a produção de foliculo piloso, os fortalecendo e fortalecendo também as fibras capilares.
A minha sugestão de produto para quem quer conhecer um pouco mais desses beneficios além dos remédios caseiros é a linha Botica Arnica que é focada em combater a oleosidade dos fios, melhorando a força e o balanço, trazendo de volta o crescimento normal aos fios.
E voce, já conhecia mais sobre a arnica? Se quiser ler sobre o que eu escrevo é só clicar aqui
Samar Assal, mas pode ser só Sah, goiana, filha de libanes, nutricionista. Ama gatinhos, viagens, bolo e cabelo ruivo.
Samar Assal, mas pode ser só Sah, goiana, filha de libanes, nutricionista. Ama gatinhos, viagens, bolo e cabelo ruivo.