Pensar verde, responsabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável são termos comuns no ambiente de trabalho da Bio Extratus. Em abril de 2010, a empresa passou por um processo de auditoria realizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a qual lhe concedeu a Certificação ISO 14001.
A ISO 14001 é uma norma internacional de padrão de qualidade que garante que a empresa possua um Sistema de Gestão Ambiental atuando corretamente e consequentemente, não prejudicando o meio ambiente em nenhuma etapa do seu processo de fabricação ou em atividades associadas a ele.
Para conseguir essa Certificação, a Bio Extratus apresentou evidências de todo o cuidado ambiental desempenhado pela empresa ao longo de sua história, o que inclui: não fazer testes em animais, projetos de recuperação de nascentes e preservação da mata nativa, controle de todos os resíduos sólidos, sistema eficiente de tratamento de efluentes, treinamento e capacitação da equipe de colaboradores, atendimento à legislação ambiental e rigorosos procedimentos internos para prevenir a poluição.
O compromisso de desenvolvimento sustentável, assumido pela empresa, induz os colaboradores a trabalhar em prol da melhoria contínua e a se esforçar cada dia mais para proteger o meio ambiente, fazendo deste um objetivo a ser constantemente perseguido.
Para a Bio Extratus, obter a Certificação ISO 14001 é o reconhecimento de um trabalho que exigiu muito esforço, investimento e dedicação.
Nossos clientes podem ter orgulho de apoiar uma indústria ecologicamente correta que se preocupa com o futuro do planeta.
O TRATAMENTO DE EFLUENTES
Em 2002, a empresa inaugurou um processo de tratamento de todos os resíduos, gerados nos processos e atividades e recebeu o certificado de licença ambiental da FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente). Neste processo, todo o sistema de efluentes (industrial e sanitário) é canalizado para tanques apropriados onde recebem um tratamento adequado para devolver à natureza uma água compatível ao meio ambiente.
A partir do ano 2006, devido o crescimento da empresa, houve a necessidade de ampliação do tratamento de efluentes. Sendo assim, a empresa investiu em um novo tratamento por processo biológico anaeróbico seguido de valas de filtração onde todo o efluente é devolvido à natureza como água reutilizável. A parte sólida do efluente é retirada e transformada em adubo orgânico. Todo processo é monitorado pelo laboratório da própria empresa e de empresas credenciadas pela FEAM.
PAISAGISMO E ARBORIZAÇÃO
O investimento em paisagismo tornou o parque industrial da empresa uma paisagem bonita de se apreciar: belos gramados (que evitam a erosão), buganvílias coloridas, palmeiras e flores ornamentais. Por possuir uma área bastante extensa, a empresa desenvolve atualmente um projeto de arborização que inclui a plantação de árvores nativas como jacarandás, mulatos, coqueiros e árvores frutíferas, atraindo pássaros de várias espécies, oferecendo à natureza um espaço para a preservação tanto da fauna quanto da flora.
RECUPERAÇÃO DE NASCENTES DE ÁGUA
Outro investimento da empresa na preservação ambiental é a recuperação de nascentes de água, através da arborização e da construção de um complexo de lagoas. A preservação e os cuidados com a natureza são para a Bio Extratus motivo de orgulho e compromisso com a natureza, com toda a sociedade atual e futura.