Bio Extratus » Notícias Regionais » Projeto Arte & Dança encanta na III Feira Gastro- Cultural de Rio Doce Minas Gerais
Mais uma vez a mistura de técnica, dedicação e amor garantem uma bela apresentação dos alunos do projeto Arte & Dança da Fundação Bio Extratus. Desta vez, eles encantam a cidade de Rio Doce, Minas Gerais, no sábado, 19 de setembro na III Feira Gastro-Cultural da localidade.
Após o momento de oração e concentração, o palco montado especialmente para a ocasião é tomado pelo ritmo das coreografias com o tema “Dança Brasil”. Uma viagem através da expressão corporal por todas as regiões do país. As características marcantes da história, da agricultura, de nossas heranças do passado, nossa mistura de ritmos, cores e sons de Norte a Sul, Leste a Oeste são apresentadas com a delicadeza de vários estilos de dança.
O sincronismo de cada coreografia mostra o domínio da técnica de cada uma das crianças da Fundação Bio Extratus que executaram desde passos clássicos aos populares em 13 coreografias dinâmicas. Muito é apontado da cultura brasileira originada da mistura de povos com espírito conquistador das mais diversas nacionalidades, homenageados através de um balé de bandeiras seguidas da representação da cultura indígena. As cores verdes e amarelas conquistam o palco na interpretação da coreografia “Aquarela Brasileira”.
O Norte do país é lembrado com suas festas com fortes influências indígenas, retomando o Círio de Nazaré e o Festival de Parintins, considerado o Carnaval do Norte. As coreografias, “Indiazinhas” e “Tic-Tac”, com direito a Bumba-meu-boi assimilam as características da região.
O Centro-Oeste com seu sertanejo que conquista o Brasil é marcado com as coreografias “Uma Brasileira” e “60 dias Apaixonados”. O chimarrão e o churrasco das terras gaúchas de influências européias empolgam a platéia com as coreografias: “Ladrão de Mulher” e “Fandango”.
Do Nordeste, a Fundação lembra através das coreografias “Frevo” e “Vida de Viajante” a alegria nordestina. O Sudeste que recebe com hospitalidade o povo das demais regiões está representado pelas coreografias “Festa de Rodeio/Happy Brasil”, “Seio de Minas” e “Eu sou o Samba”.
E o público assiste atento a cada interpretação dos grupos, aplaudindo a cada bailado e buscam o melhor local para assistir as crianças mais de perto. Prova de que o trabalho agrada as pessoas de várias faixas de idade presentes e coroa o empenho da equipe.
A segunda apresentação oficial do projeto Arte & Dança da Fundação Bio Extratus promovido através da Lei Federal de Incentivo a Cultura, Lei Rouanet mostra mais uma vez que, a inspiração e a vontade de agir em prol da construção de um futuro melhor é a ferramenta mestra para melhorar o mundo.