Bio Extratus » Notícias Regionais » Projeto Arte & Dança da Fundação Bio Extratus brilha na II Semana Cultural de Alvinópolis
“Sucesso Total” Com esse expressão podemos resumir a apresentação do Projeto Arte & Dança da Fundação Bio Extratus durante a Semana Cultural de Alvinópolis que ocorreu na última sexta, dia 10 de julho de 2015, na Praça São Sebastião em Alvinópolis. A apresentação reuniu mais de 60 crianças em uma exibição de empolgar o público. O tema das 13 coreografias apresentadas foi o Dança Brasil, que fez uma viagem por todas as regiões brasileiras para mostrar um pouco da cultura de cada uma.
A história, a agricultura, nossas heranças do passado, o cultivo e nossa mistura de ritmos, cores e sons de Norte a Sul, Leste a Oeste , marcaram a noite.
O palco foi dominado pelos talentos das crianças e adolescentes, alunos da Fundação Bio Extratus, que exibiram desde passos clássicos aos populares, em 13 coreografias, todas apresentadas lindamente.
A imigração foi um dos pontos lembrados, pois o Brasil é composto por povos de várias nacionalidades. Um balé de bandeiras que formam a nação brasileira compôs a dança. A cultura indígena e o som sertanejo inspiraram as crianças que tiveram ritmo e sincronia a cada peça. Ao som de “Aquarela Brasileira” deram um show de dança, com as cores verde e amarela que compuseram os figurinos das dançarinas. O futebol também foi exaltado e bola foi objeto de destaque.
A região Norte foi lembrada por suas festas com fortes influências indígenas retomando o Círio de Nazaré e o Festival de Parintins, considerado o carnaval do Norte. As coreografias “Indiazinhas” e “Tic-Tac” , com direito a Bumba-meu-boi resumiram essa cultura.
O sertanejo da região de águas termais, Centro – Oeste foi homenageada com as coreografias “Uma Brasileira” e “60 Dias Apaixonados”. O chimarrão e o churrasco das terras gaúchas de influências europeias empolgaram a plateia com as coreografias “Ladrão de Mulher” e “Fandango”.
A região de belas prais e gente animada do Nordeste foi lembrada através das coreografias “Frevo” e “Vida de Viajante”. Já a Sudeste nos remeteu à mistura de todas as outras regiões, já que acolhe imigrantes de todas as demais. “Festa de Rodeio/Happy Brasil” , “Seio de Minas” e “Eu sou o Samba” foram coreografias que ofereceram ao público lindíssimas apresentações e abriu caminho para a Bateria Colibri que encerrou a participação da Fundação na Semana Cultural.
Esta foi a primeira apresentação oficial do Projeto Arte & Dança da Fundação Bio Extratus promovida pela Lei Federal de Incentivo a Cultura , Lei Rouanet, e, durante pouco mais de uma hora, demonstrou como o empenho de toda a equipe pode proporcionar um belo espetáculo, fruto de um trabalho iniciado em março, com aulas diárias de técnicas rítmicas e práticas, ministradas pelo coreógrafo e professor Darlan Rodrigues para as crianças com idade entre 7 e 12 anos.
Essa apresentação é uma prova de que, com disciplina, amor e dedicação se alcançam objetivos comuns, entre eles a educação para a vida.
Clique Aqui para ver todas as fotos da apresentação