A gente aprende a lavar o cabelo desde pequenininha. Mas será mesmo que tudo o que aprendemos é o ideal para manter as madeixas lindas e saudáveis? Provavelmente não. Isso porque para uma lavagem ser correta mesmo é preciso atentar para alguns fatores como a temperatura da água, ordem dos produtos e a secagem. Mas calma, a gente explica tudo isso neste post. 😉
1 – Quente ou frio?
Depende. A regra geral é que a água quente resseca os fios e é uma das responsáveis por provocar os temíveis frizz. Mas em alguns casos, como em cabelos muito oleosos, a água morna é indicada para ajudar a remover esta oleosidade. A lógica é a mesma de quando a louça está suja há muito tempo e você coloca água morna para ajudar a limpar. Mas atenção, água morna é aquela que não incomoda em contato com a pele, uma temperatura maior do que esta pode danificar até cabelos oleosos e ainda provocar queimaduras superficiais no couro cabeludo.
2 – Qual a ordem?
A maioria das pessoas responderia: shampoo, condicionador e máscara. Mas não é bem assim. O shampoo vem primeiro, para limpar os fios, depois a máscara para hidratar e repor as proteínas perdidas e por fim, o condicionador para selar as cutículas do cabelo e manter o tratamento por mais tempo.
3 – Secar ou não secar, eis a questão.
A primeira coisa que você NÃO deve fazer ao sair do banho é esfregar a toalha para secar cabelo. O atrito entre a toalha e a cabeça pode não só prejudicar os fios como causar frizz nada desejáveis. Tire um pouco do excesso, sem drama, e logo depois, use o secador a uma distância de 10 a 15 cm. Para quem tem cabelos muito finos, vale usar o truque de secá-los de cabeça para baixo, depois é só jogar pra trás e caprichar no carão.
Blog com informações preciosas no cuidado com os cabelos, pele, unhas e maquiagem, além de muitas novidades em moda, produtos e lançamentos de beleza!
Blog com informações preciosas no cuidado com os cabelos, pele, unhas e maquiagem, além de muitas novidades em moda, produtos e lançamentos de beleza!