Naturalmente Bonita

O Poder da Umectação Para os Cabelos – O que é?

Oi, gente! Tudo bem com vocês? Hoje vim falar um pouco sobre o quanto é importante a umectação para os nossos cabelos. Mas afinal, vocês sabem o que é umectação de verdade?

Feita à base de óleos vegetais, a umectação é um procedimento para quem procura uma forma eficaz de hidratação e fortalecimento dos fios.

O Procedimento

O procedimento tradicional acontece da seguinte forma: o óleo deve ser aplicado nos cabelos, cobrindo todas as mechas, uma a uma, enluvando o comprimento e massageando o couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea. Em seguida, é preciso deixar agir por, no mínimo, 30 minutos ou durante toda a noite, que é o que chamamos de umectação noturna.

Outras formas de aplicação são: antes do banho e para compor a máscara de hidratação.

E por que umectar o cabelo?

Quem tem o cabelo crespo ou cacheado, naturalmente sofre com o ressecamento, pois o óleo produzido pelo couro cabeludo encontra desafios para nutrir todo o cabelo. Portanto, é preciso dar uma forcinha. Além disso, a massagem feita na umectação auxilia no crescimento do cabelo.

Outro tipo de cabelo que precisa muito dessa super-hidratação são as loiras ou quem faz procedimentos químicos.

E quais são os benefícios da umectação para o cabelo?

Umectar os fios com óleos vegetais ajuda o cabelo a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza. Além de dar um brilho lindo ao cabelo, ele fica mais macio e definido. A umectação sela o fio do cabelo, deixando-o hidratado por muito mais tempo.

Alguns dos óleos indicados para fazer a umectação:

  • Óleo de Rícino: muito conhecido por seu efeito laxante, o óleo de rícino é super barato, fácil de encontrar (farmácias) e de fácil aplicação. Ele proporciona maciez, limpeza dos fios e crescimento do cabelo. Ele está na fórmula do Óleo Poderoso Botica Cachos.
  • Óleo de Coco: pode ser obtido do coco seco ou do coco fresco, sendo denominado óleo de coco refinado ou extravirgem, respectivamente. O óleo de coco extra-virgem é o que mais traz benefícios para a saúde, já que não passa por processos de refinamento e não perde nutrientes. Eu amoooooo! Realmente é milagroso e está no lançamento da Bio Extratus, Linha Umectante.

Se você é do time que não tem tempo e prefere algo tão bom quanto e que seja mais prático, PRECISA conhecer o lançamento da Bio Extratus: Linha Umectante com Óleo de Coco! Eu já testei e contei T-U-D-O sobre ela aqui embaixo:

Outro queridinho é o Óleo Poderoso Botica Cachos! Apesar da linha “cachos”, ele é ótimo para quem tem química no cabelo ou descolore e a Bruna Munhoz já contou sua experiência aqui. Já para as crespas e cacheadas, a Maraisa Fidelis mostra as três maneiras que o utiliza:

Mas como deve ser feita a umectação?

Primeiro escolha a que seja mais fácil e tranquila para você. Depois é ó seguir esses passos:

1- Dormir com o óleo no cabelo: aplicar o óleo no cabelo sujo, dormir com uma touca e enxaguar na manhã seguinte. Por ficar mais tempo, sinto que o óleo age mais no cabelo.

2- Passar no cabelo antes da lavagem: aplicar o óleo no cabelo, deixar agir pelo tempo que for possível e enxaguar. É bem mais prático do que a primeira opção e melhora muito o aspecto do cabelo. Gosto de colocar o cabelo na touca enquanto espero.

DICA IMPORTANTE: você pode potencializar mais ainda sua umectação aquecendo o óleo antes da aplicação, pois o calor faz com que os nutrientes selem muito mais o fio. Mas, atenção, faça isso em banho maria ou no micro-ondas o suficiente apenas para amornar o óleo.

Então é isso, gente! Não sou nenhuma especialista em umectação, mas eu trouxe aqui um pouquinho do que sei. Pois sou adepta a essa prática há apenas 2 anos.

Espero que tenham gostado das dicas, viu?

Um super beijo pra vocês.

Nat Lustosa

Nathalia, 23 anos, é advogada, mas sua paixão é o mundo da beleza – especialmente cabelo e maquiagem. Dedica seu tempo a produzir conteúdo simples e acessível, buscando ajudar as pessoas a se s...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *