Bio Extratus » Em Foco » BIO EXTRATUS 25 ANOS – ROMPENDO HORIZONTES
Com 25 anos, Bio Extratus tem uma trajetória admirável e muitos caminhos promissores pela frente
O primeiro capítulo de uma história de sucesso começou a ser escrito na cidade de Belo Horizonte (MG), por Vera Lúcia Gonçalves Gomes e Lindouro Modesto Gomes. Casados e com três filhos, eles já tinham experimentado várias profissões até que resolveram fazer um curso de cabeleireiro antes de abrir o salão Cabelo e Cia. Em uma das aulas, Vera viu o professor manipular uma mistura para produzir shampoo e se interessou tanto que resolveu abordá-lo na hora. Depois de ouvir toda a explicação, foi comprar matéria-prima no mesmo dia para fazer testes em casa, que deram certo. Com a inauguração do salão, o casal passou a usar shampoos e condicionadores de fabricação própria nos clientes. Só que eram muito básicos, serviam apenas para limpeza e condicionamento dos fios e eles queriam mais do que isso. Desejavam oferecer produtos para promover um verdadeiro tratamento dos cabelos. Então, usaram o conhecimento de suas experiências no campo para inserir extratos naturais nas fórmulas. Foi aí que iniciaram a produção artesanal de produtos ricos em ativos naturais, uma linha de cosméticos diferenciada, com qualidade e preço acessível.
O primeiro passo estava dado, mas houve uma mudança de planos logo no início desta jornada. Devido a um momento de dificuldade financeira, o casal decidiu transferir o salão para a cidade de Dom Silvério, a 185 km da capital mineira. Primeiramente, Lindouro foi sozinho para se estabelecer e, após as férias escolares de julho, toda a família partiu para o novo projeto de vida. Mesmo trabalhando em outras áreas, o casal continuava com a produção e a venda de cosméticos. E lá, na cidadezinha no interior de Minas Gerais, com menos de 5 mil habitantes, foi fundada a microempresa, em agosto de 1991.
A primeira linha fabricada foi a Jaborandi, planta que evita a queda dos cabelos. Depois, em 1992, veio a linha Tutano, carro-chefe da empresa até hoje. “Lá na roça, onde meus pais foram criados, já utilizavam o tutano in natura para amaciar os fios. Era um costume popular, e a Bio Extratus foi pioneira ao inserir esse ingrediente em cosméticos”, relata Thiana Gonçalves Gomes, diretora de marketing.
Chegando lá
Com produtos bons, era preciso conquistar mais mercado, já que as vendas eram feitas muito pelo boca a boca. Mas, quando o vento sopra a favor e os astros conspiram, tudo flui mais facilmente. Eis que veio a primeira grande venda. O lote de 400 unidades foi financiado por César Francisco Brusco e sua esposa Dora, cunhado e irmã de Vera, que rapidamente o revenderam em Campinas (SP). Com a ajuda de muitos e a aceitação dos consumidores, começou o sistema de distribuição. Vendo os negócios evoluindo, os proprietários se encorajaram e decidiram investir em uma sede maior na cidade de Alvinópolis, município vizinho de Dom Silvério.
E aí, o sonho, que já tinha virado realidade, decolou. Em 1998, a empresa passou a ser chamada Bio Extratus Cosméticos Naturais e foram criadas embalagens exclusivas. “Os fornecedores, distribuidores e funcionários que confiaram em nós foram fundamentais para nosso crescimento”, diz Vera, agradecida. Na virada do milênio, a nova fábrica já estava funcionando a todo vapor e, em 2002, aconteceram dois fatos marcantes: o 1º Encontro Nacional de Distribuidores Bio Extratus e a primeira participação em uma grande feira de cosméticos. A cobertura de distribuição em todo o território brasileiro ocorreu em 2005, quando também foi inaugurado um escritório de apoio administrativo em Belo Horizonte.
Ao longo desse tempo, o portfólio aumentou. Hoje, a empresa possui 22 linhas completas para tratamento capilar, uma linha para pele, além de outros produtos complementares. Atualmente, 83 distribuidores levam os produtos para todos os cantos do Brasil. Segundo Thiago Gonçalves Gomes, diretor comercial, o sistema de distribuição com parceiros exclusivos já está consolidado e não deve sofrer alteração. O plano em curto prazo na área de vendas é investir mais no e-commerce de alguns produtos, pois, até então, só as escovas Michel Mercier são comercializadas pelo site. Além do mercado nacional, a Bio Extratus exporta seus cosméticos ainda para Estados Unidos, Portugal, Peru e Espanha, com a intenção de ampliar esse leque no exterior.
Para ajudar na gestão de tudo isso, Vera e Lindouro têm o apoio de seus filhos. O interesse deles pelos negócios aconteceu naturalmente, conforme foram se formando. Hoje, Janaína Gonçalves Gomes, farmacêutica, ocupa o cargo de diretora industrial; Thiago, administrador, trabalha na diretoria comercial; e Thiana, com formação em Comunicação Social, é diretora de marketing. Os pais são os presidentes e se mantêm à frente dos negócios.
A família continua apostando no crescimento, tanto que investiu em um novo parque fabril com 11 mil m2, que aumentará a produção em até dez vezes. De acordo com Janaína, a fábrica produz quase 2 milhões de unidades por mês e a nova instalação terá capacidade para multiplicar essa quantidade, atendendo à demanda do mercado. “A construção é moderna e já está quase pronta. Como estamos na fase de aquisição de equipamentos, deve começar a funcionar em 2017. O antigo espaço, de mil m2, servirá para abrigar a área administrativa e o depósito” conta Janaína.
A sustentabilidade em energia elétrica também fez parte do novo projeto. A empresa investiu no maior sistema privado de energia solar fotovoltaica do país. Para isso, foram instalados mais de 2 mil módulos sobre a cobertura da fábrica e o retorno do investimento deve ocorrer em até 10 anos.
Essa preocupação com a parte energética prova mais uma vez o compromisso da Bio Extratus com o meio ambiente. “Já que não temos mar e vento, aproveitamos o sol para gerar essa energia 100% limpa”, afirma Lindouro. Além de estar situada em um terreno com nascentes que foram recuperadas e área verde totalmente preservada, a empresa é certificada pela ISO 14001 em gestão ambiental. Os empresários se orgulham de cuidar da natureza. De acordo com Vera, no terreno de 150 mil alqueires, há ainda um sistema eficiente de tratamento de efluentes e um trabalho constante de plantio de árvores cujos frutos são consumidos no refeitório pelos funcionários.
Mais um lado
Pensar na comunidade é outro ponto forte da empresa. A Fundação Bio Extratus, criada em 2005, teve como primeiro projeto social o Flauta Mágica, que oferecia aulas de música para crianças de 8 a 12 anos. Depois, vieram outros e, atualmente, existem o Arte & Dança, com aulas de expressão corporal para crianças e adolescentes, e a Bateria Colibri, que tem participantes de todas as idades. Cada projeto atende cerca de 60 alunos e conta também com o trabalho de voluntários. “No decorrer desses anos, muitos alunos passaram pela Fundação e, além de arte e cultura, conseguimos contribuir para a formação desses cidadãos”, finaliza Vera.